top of page

  • Foto do escritor: Roberson Vinhali
    Roberson Vinhali
  • 21 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

TEXTO BÍBLICO:


"Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?"

JOÃO 5:6 (Almeida Revista e Atualizada)




38 anos... Não são 38 dias!

Não podemos saber onde estava a sua família, nem tampouco os amigos. Não temos muitas informações sobre a sua vida, mas uma coisa era certa: ele estava ali fazia muito tempo. Praticamente uma vida toda de sofrimento, descaso, desprezo e tantas outras coisas mais. 38 anos que ele sofria daquilo, na beira do tanque de Betesda (Casa de Misericórdia), fora a idade dele, de fato. Não se sabe se nasceu assim, ou veio a se tornar assim. Os versículos seguintes e a afirmação de Jesus "...Não peques mais, para que não te suceda coisa pior", faz com que muitos cogitem a possibilidade de ele ter se tornado paralítico em certa altura da vida. Eu realmente não sei. O que sei é quem o curou, e o que aconteceu. A Bíblia nos diz!


Betesda. Assim era chamado o tanque com 5 pavimentos, e moribundos de toda espécie. Paralíticos, cegos, atrofiados... Pessoas cujas almas clamavam por misericórdia. Antes de mais nada, estavam ali em nome de uma crença. Sim! Um anjo vinha de tempos em tempos e agitava as águas do tanque, e quem pulasse a seguir, fosse o primeiro, sairia das águas curado. Esse é o motivo de estarem todos estes enfermos reunidos ali. Aquele tanque possuía no mínimo 3.000 m², segundo estudiosos. Caberia poucas pessoas num espaço assim?


Eu mencionei que estavam ali em nome de uma crença, e o fiz intencionalmente. Não se espante com o que vem a seguir, pois é a mais pura verdade, e pode ser novo para muita gente que lerá as palavras a seguir.


Na maioria das versões bíblicas, ou pelo menos nas mais confiáveis, em Português, o versículo 4 entre colchetes, e algumas já introduzem no texto os dizeres "conforme se acreditava". Sabe por qual motivo isso acontece? O versículo de número 4 não existe na maioria dos textos originais encontrados da Bíblia, e ainda mais se tratando dos mais confiáveis. Ele foi sendo inserido por copistas com o passar dos anos, para nos explicar por qual motivo havia ali tanta gente enferma. Mas então, de onde surgira tal crença? Tem origem principalmente nos romanos, que adoravam Asclépio ou Esculápio, deus da cura ou da Medicina, que era simbolizado por uma serpente, usada até hoje como símbolo da mesma Medicina. Na época, acreditavam alguns que certas águas de determinados tanques, eram "abençoadas" por Esculápio, e traziam cura. Estas água eram usadas até mesmo por soldados romanos feridos em combates. Outrossim, não faria sentido algum um anjo descer e agitar as águas para cura, quando o Espírito estava sobre Jesus Cristo para libertar os cativos, dar vistas aos cegos, levantar os paralíticos, pôr em liberdade os oprimidos... Desfazer as obras do diabo!


O primeiro que pulasse no tanque, era curado... Consegue imaginar centena de pessoas indo em direção ao tanque para pular, e muitas delas caindo ao mesmo tempo nas águas? Quem fora o primeiro? Ninguém sabe... Ninguém viu! O fato é que aquele paralítico de João 5, nem sequer conseguia se achegar ao tanque para entrar nas águas. Ele certamente já havia visto muitas pessoas entrarem e saírem daquelas águas e permanecerem enfermas.


Num Sábado, dia atípico para se fazer alguma coisa, na mentalidade judaica, já que era o dia do descanso, vai o Senhor do Sábado, caminhando em dia festivo em direção a um necessitado de graça e misericórdia. Aliás, o homem estava ali, paralítico, em Betesda, na Casa de Misericórdia. Nome sugestivo, não é?


A pergunta de Jesus, ao chegar diante do homem, é extremamente simples e objetiva:

-Queres ser curado?

A resposta também deveria ser simples. Sim ou não. Porém, o homem estava tão impregnado de tanque, de paralisia, de crença, que começa a contar sua história e expor os motivos do por que ele estava ali há tanto tempo.


"O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim."(João 5:7)

CONTINUA...




 
 
 
  • Foto do escritor: Roberson Vinhali
    Roberson Vinhali
  • 2 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

TEXTO BÍBLICO:


"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus".


Hebreus 12:1 e 2 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel).




Enfim, chegamos ao post final sobre esta meditação. Quero deixar algumas recapitulações e salientar outros pensamentos sobre tudo o que falei até aqui.


Olhar para Jesus deve ser o centro de nossa vida cristã. Olhar pra Jesus é tão poderoso e transformador que marcou a conversão do denominado "Príncipe dos Pregadores", ou seja, Charles Haddon Spurgeon. Para se abrigar de um nevoeiro, Spurgeon adentrou a capela Metodista "Artillery Street Evangelical Church" para se abrigar de um nevoeiro, quando ouviu um humilde sapateiro pregar o texto de Isaías: "OLHAI PARA MIM, E SEREIS SALVOS, VÓS, TODOS OS TERMOS DA TERRA" (Isaías 45:22). A vida de Spurgeon fora marcada por essas palavras a tal ponto de que seus olhos espirituais se abriram para a graça de Deus e sua vida fora salva.


Leia com mais detalhes sobre este dia e como foi sua conversão acessando o link: http://www.charleshaddonspurgeon.com/2010/04/terrivel-conviccao-gloriosa-conversao-c.html


Olhar para Jesus faz um simples pescador caminhar sobre as águas (Mateus 14:22-32), pois olhar para Ele traz em mim o poder sobrenatural do Cristo. Me faz cada vez mais Sua imagem, me faz acertar o alvo, me faz poder experimentar o poder Dele em minha vida. Quando olhamos para Jesus, podemos andar por sobre as águas, vencer o pecado, curar os enfermos, expulsar os demônios, permanecemos firmes na fé, em pé...


Olhe para Jesus. Ninguém se apostata da fé, se afasta da comunhão com os irmãos se olha para Jesus. Podemos perceber nas conversas com pessoas que se desviaram do caminho, ou até mesmo hoje professam outra fé, mesmo sendo fé no ateísmo. Sim, digo fé no ateísmo, pois como um dia isse o ilustre Ariano Suassuna, é preciso ter mais fé para ser ateu do que para crer em Deus e na criação. Portanto, sempre quando ouvimos algo de quem se desvia, é sobre a igreja, os irmãos, sempre sobre algo ou alguém, mas nunca, ou pelo menos eu não tenho conhecimento ainda, de alguém que tenha dito ter se desviado por conta de Jesus. "Ele não é bom pra mim". "Jesus me iludiu". Não... Nunca ouvi pessoas dizerem isso. Sempre foi por conta de olhar para os outros e nunca porque os olhos estavam fitos em Jesus. Se tirarmos os olhos de Jesus, naufragamos, afundamos, começamos a perecer e temos que gritar, como Pedro: "Senhor, salva-me".


Quando olhamos para Jesus, podemos andar por sobre as águas, vencer o pecado, curar os enfermos, expulsar os demônios, permanecemos firmes na fé, em pé...

Olhando para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé, podemos vencer o pecado que tão de perto nos rodeia, podemos vencer os males deste mundo e vencer principalmente a nós mesmos. Vencemos pelo vencedor, pois Nele somos mais do que vencedores. De repente, você esteja passando por problemas em sua vida com pecados de estimação, ou seja, aqueles que alimentamos a todo instante ou de tempos em tempos e estamos tão acostumados com esses pecados que já nem mais nos sentimos tão culpados assim ou então eles já não incomodam nem mesmo a consciência. É olhando para Jesus que se vence. Fofocas, traições, maldades das mais diversas, aquelas ou aqueles que são pedras em nosssos sapatos... Tudo é vencido em Jesus. Amamos em verdade, Nele. Vivemos plenamente, Nele. Somos curados Nele. Somos Amados por Ele. E tudo Nele faz sentido e encontra o real propósito, e isto inclui toda a nossa vida, todo o nosso ser.


Que o Espírito Santo nos ajude a olharmos todos os dias para Jesus, e unicamente para Ele.


Eu, Roberson Vinhali...

CRI, POR ISSO ESCREVI!

Deus abençoe a todos!



 
 
 
  • Foto do escritor: Roberson Vinhali
    Roberson Vinhali
  • 16 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

TEXTO BÍBLICO: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus".

Hebreus 12:1 e 2 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Quero que você imagine algo comigo, neste momento. Imagine que você tenha usado as tuas economias para comprar uma roupa caríssima, e usará a mesa em uma solenidade que exija trajes mais finos. Você então compra esta roupa, gasta tudo o que economizou durante um bom tempo. Esta roupa é branquíssima, muito bela, chama a atenção de longe. E então, você vai para casa feliz pela compra, e usará esta roupa na solenidade em que você foi convidado a participar logo mais, ao anoitecer.


Em meio à solenidade, os garçons começam a servir os convidados. Todos estão se alimentando, inclusive você, mas num descuido, você deixou molho de tomate, daquela macarronada suculenta, cair em tua roupa. Você pagou caro, muito caro, e num descuido fez com que molho sujasse esta roupa. Surge então uma mancha. Qual seria a tua reação? Qual seria a reação dos outros? O que você faria?


Talvez você ficaria chateado, alguns perderiam a paciência e possivelmente se irritariam em demasia, mas o fato é que a situação é constrangedora. Ninguém gosta de coisas do tipo. E os outros? O que poderiam achar? Uns diriam "Ah! mas que pessoa distraída! Foi um grande descuido!", quase que ignorando o fato de que provavelmente em algum momento da vida, também mancharam de alguma forma a roupa que vestiam. Outros ainda falarão "Poxa! Eu imagino o constrangimento que aquela pessoa está passando. Eu já passei por algo semelhante, e sei como é uma situação incômoda".


Aplicando isso espiritualmente, todos nós temos uma roupa. Quanto mais branca é esta roupa, mais uma mancha será notada, quando esta ocorrer, por mais que seja pequena. Acontece que esta roupa que temos, nos foi dada de presente. O preço dela é muito caro para que alguém possa pagar. Nesta terra não haveria dinheiro o suficiente para tal compra, por este motivo, ela só poderia ser comprada com sangue... Sangue inocente! Sim! Todos nós andávamos maltrapilhos, sujos, e com roupas tão fétidas, rasgadas e imundas que uma mancha a mais ou uma a menos não faria notória a diferença, pelo simples fato de já estarmos todos absolutamente imundos. Jesus nos amou, e mesmo imundos, resolveu se entregar por nós, para nos vestir, e com Seu sangue, comprou, resgatou, salvou povos de toda língua, tribo e nação, e nos vestiu com vestes de salvação. Em outras palavras, Ele pagou o preço caríssimo, que ninguém poderia pagar, para nos vestir. E Isto vem desde o Éden, desde os tempos mais antigos (Gênesis 3:21).


Há uma "festa" que acontecerá na eternidade, e só poderemos entrar naquele "salão social" se estivermos devidamente vestidos. Isto nos significa muito! Jesus nos tirou da vida miserável que vivíamos, nos lavou, nos vestiu com vestes branquíssimas e caríssimas, nos deu vida, e em nossas mãos colocou um "convite", nos dizendo "Guarde as tuas vestes limpas, senão, você não poderá entrar nesta grandiosa festa". Obviamente que são palavras que ilustram uma realidade.


Jesus nos amou, e mesmo imundos, resolveu se entregar por nós, para nos vestir, e com Seu sangue, comprou, resgatou, salvou povos de toda língua, tribo e nação, e nos vestiu com vestes de salvação.

Jesus morreu por nós. Ele mesmo, sendo Deus, se entregou por nós para nos vestir de salvação. Estávamos vestidos do velho homem e de toda sua imundície e pecado. Jamais poderíamos entrar no Reino de Deus desta forma, e participarmos da grandiosa festa do encontro com o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Isto exige que tenhamos vestes limpas, pois não podemos estar diante do Altíssimo com roupas manchadas. Não entraremos na Nova Jerusalém assim. O convite é a certeza do Arrebatamento da Igreja. Aquele que tem o convite, guarda as vestes limpas, e aquele que guarda suas vestes limpas, o faz na esperança de que o dia chegue logo. O convite não tem dia e nem hora marcada. Entende a seriedade disto? Ele virá repentinamente, sem dia e nem hora marcada, e muitos estarão com vestes sujas, e mesmo tendo o convite, não estarão vestidos para participar da festa. Não adianta ter o convite, saber do Arrebatamento, da volta de Jesus, e andar de forma relaxada na fé.


CONTINUA...

 
 
 

Faça parte da nossa lista de contatos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social
bottom of page