top of page

Sobre o Maná no Deserto

  • Foto do escritor: Roberson Vinhali
    Roberson Vinhali
  • 23 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer. Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um ômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos. Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer. E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles. Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se. (Êxodo 16:15-21)

Deus tirou seu povo do Egito. No meio da caminhada à Terra Prometida, muitos contratempos existiram. Em meio às dificuldades, o Senhor supriu todas as necessidades dos hebreus. No deserto, enquanto peregrinavam, Deus fez com que uma espécie de resina comestível e saborosa descesse do céu. Este era o maná!


Eles deveriam colher a porção de cada dia para comerem pela manhã, e o Senhor enviaria carne na parte da tarde. Não poderia sobrar maná para ser guardado para o dia seguinte. Exceto no sexto dia, pois o sétimo era o dia do descanso.


"Isto é o que o Senhor ordenou: Colhei dele cada um conforme o que pode comer; um gômer para cada cabeça, segundo o número de pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. Assim o fizeram os filhos de Israel; e colheram uns mais e outros menos. Quando, porém, o mediam com o gômer, nada sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; colhia cada um tanto quanto podia comer. Também disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns dentre eles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles. Colhiam-no, pois, pela manhã, cada um conforme o que podia comer; porque, vindo o calor do sol, se derretia. Mas ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; pelo que todos os principais da congregação vieram, e contaram-no a Moisés". (Êxodo 16:16-22)


Deus cuida do seu povo! Deus cuida de mim e de você. Deus cuida! O Senhor proveu alimento e ainda garantiu a provisão diária. Deus supre todas as nossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Filipenses 4:19), o Pão Vivo que desceu do Céu (João 6:51). Agora, repare bem... O maná era a porção diária, exceto no sexto dia (não vou me ater a este detalhe para não me estender muito na escrita deste texto), se pegassem demais, estragava. Isso nos diz sobre a ansiedade e a falta de fé na provisão de Jesus e sua suficiência. Isso é um ato de ansiedade. Sobre a ansiedade, o apóstolo Pedro nos orienta a lançarmos cada uma delas sobre Cristo, pois Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7).

Jesus nos ensinou isso na oração do Pai Nosso, quando nos orientou a orarmos pedindo para que "o pão nosso de cada dia" nos fosse dado (Mateus 6:11). O pão de cada dia, como o maná, ainda hoje, sob a égide do Novo Testamento, da Nova Aliança no Sangue, é garantido pelo Senhor Deus.

Em meio às necessidades e dificuldades, enquanto esperamos a provisão, podemos descansar em Jesus e aprendermos que mais do que o pão que alimenta o corpo, Cristo é a nossa provisão para a alma. Assim, poderemos dizer como o mesmo apóstolo Paulo, na mesma carta aos Filipenses que já mencionamos anteriormente, mesmo capítulo:

"Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4:10-13)


Em meio às necessidades e dificuldades, enquanto esperamos a provisão, podemos descansar em Jesus e aprendermos que mais do que o pão que alimenta o corpo, Cristo é a nossa provisão para a alma

Não há contradição aqui! Apesar de Paulo dizer que sofre privações, ele poderia tudo, Naquele que o fortalecia, o Pão Vivo que desceu do Céu, Jesus. Se você ler todo o capítulo, Paulo agradece por provisão enviada pela igreja a ele.


Sim, Deus cuida!

E cuidará sempre de você. Se hoje você tem falta, aguarde Nele a tua provisão. Ele a enviará. Poderá até mesmo usar anjos, vestidos de homens, que chamamos de amigos, irmãos.

Aguarde! Confie! Creia!


Eu, Roberson Vinhali...

CRI, POR ISSO ESCREVI!


Deus abençoe a todos!

 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de contatos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social
bottom of page